No universo do branding, os conceitos de posicionamento e reposicionamento são amplamente utilizados. Porém, no contexto da fotografia e da marca pessoal, esses termos também desempenham um papel crucial ao identificar como você é percebido pelo seu público. Neste artigo, vamos explicar a diferença entre eles e como podem ser aplicados.
É compreensível que os termos posicionamento e reposicionamento de imagem possam ser confusos para aqueles que não estão familiarizados com o branding e o personal branding. Muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento dessas práticas e, o que é mais importante, não sabem diferenciá-las.
Por isso, preparamos este artigo para que você entenda a importância dessas duas estratégias ao definir seus objetivos com retratos corporativos.
O que é posicionamento de imagem?
De forma direta, podemos dizer que o posicionamento de imagem engloba tudo o que faz com que você seja memorável e reconhecido pelo seu público, seja pessoalmente ou profissionalmente. Chamamos essa estratégia de personal branding, que se concentra na imagem que você transmite como marca pessoal, como sua aparência, por exemplo.
Essa técnica é semelhante ao posicionamento de uma marca e se baseia em três pilares:
- Estratégia
- Atitude
- Imagem
A estratégia envolve o planejamento, a análise de sua personalidade e a forma como você transmite mensagens para o seu público.
É importante que suas atitudes sejam coerentes com seus valores e as mensagens que você deseja transmitir para construir sua identidade ideal em diferentes públicos.
Quando a estratégia e a atitude são claras e coerentes, a imagem percebida de sua marca pessoal tende a refletir uma boa reputação junto ao público consumidor, gerando mais credibilidade e confiança.
Um posicionamento de imagem bem-sucedido é aquele em que o público entende sua mensagem, aprova suas atitudes e coloca sua imagem no topo da lista de preferências, acima das outras.
Quais são os benefícios do posicionamento de imagem para a sua vida profissional?
Assim como um produto ou serviço precisa alcançar notoriedade e espaço no mercado, é fundamental que eles transmitam a essência de sua empresa em suas comunicações, certo? O mesmo princípio se aplica à sua imagem profissional.
Uma estratégia eficaz de posicionamento de imagem pode trazer diversos benefícios, como satisfação pessoal, promoção dentro da empresa, sensação de mudança ou pertencimento a um grupo de pessoas, conquista de novos clientes e muito mais.
É importante ressaltar que todos esses benefícios dependem de um posicionamento claro e objetivo, e apenas um plano de posicionamento de imagem pode ajudar nisso.
Mas afinal, o que é reposicionamento de imagem e quando devo fazê-lo?
Como o próprio nome sugere, reposicionar uma imagem, seja ela pessoal ou profissional, significa atualizar sua identidade visual, linguagem e comunicação. É renovar seus valores e a forma como você se apresenta no mercado e para o seu público.
Normalmente, essa estratégia é adotada quando há falhas na comunicação com seu público, o que pode levar à perda de clientes, dificuldades de relacionamento no trabalho e até demissões.
O reposicionamento não se trata apenas de se destacar como profissional, mas sim de uma melhoria abrangente na forma como você atende às expectativas do seu público-alvo.
É importante lembrar que as mudanças são necessárias, porém, nunca devem afetar a essência e as origens da marca.
Assim como a linguagem que evolui ao longo dos anos, com gírias do passado e emojis de hoje, permitindo expressar sentimentos de diferentes maneiras, mas com o mesmo significado final, o reposicionamento deve preservar suas raízes como profissional e membro da sociedade.
O foco deve ser a adequação na forma como você se comunica, sua linguagem corporal, trajes e fotos profissionais, para mostrar sua postura diante de seus clientes ou audiência.
Qual a importância do reposicionamento da marca?
Quando falamos em reposicionamento de imagem profissional, queremos dizer que sua marca pessoal foi revitalizada! Ela ganha uma nova aparência.
Dependendo do motivo que levou você a se reposicionar, essa atitude pode corrigir falhas, promover melhorias, alinhar-se à cultura organizacional da empresa em que você atua e proporcionar uma nova perspectiva para o consumidor. É algo renovador, mas apenas quando necessário.
De forma geral, o reposicionamento se torna necessário em situações de crise, mas também pode ser importante para renovar estratégias de marketing e comunicação e alcançar novos públicos.
Tanto o processo de posicionamento quanto o de reposicionamento exigem etapas a serem seguidas, como explorar sua comunicação visual (escolha de trajes e acessórios, cores das roupas etc.), verbal (tom de voz, expressões etc.) e linguagem corporal (poses, postura etc.).
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